quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Panelas de barro de Goiabeiras - Cimples Ocio na cozinha


O pessoal dos umbigueiros aqui em Curitiba sabe que sou louco para transformar a panelagem da cozinha do Cimples Ócio tudo em ferro e barro, então roubei este artigo com ótimas informações para qualquer dia tentar fazer uma panela ali mesmo.


"Durante estas férias estive na Praia da Costa em Vila Velha (ES) visitando meu grande amigo Leandro Nunes, seus irmãos Vinícius e Fabrício, e seus pais Roger e Rose, nossos amigos. O passeio ainda não terminou mas já vale compartilhar a visita às artesãs das panelas de barros do bairro de Goaibeiras, em Vitória. As Paneleiras, assim chamadas por ser a maioria das artesães mulheres, residem no bairro de Goiabeiras, em Vitória. O IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), recentemente aprovou o registro do ofício das Paneleiras para ser inscrito no Livro de Registro dos Saberes e declarado Patrimônio Cultural do Brasil.
A panela de barro na qual são confeccionados os principais quitutes da região – a moqueca de garoupa salgada com banana da terra, a moqueca e a torta capixabas –, é uma tradição que sobreviveu desde os tempos dos descobrimentos. A técnica para a sua confecção é inteiramente indígena, com a utilização de barro misturado com areia para impedir fissuras. A peça é modelada e colocada ao ar livre para secar e posteriormente alisada com um seixo para retirar os grãos de areia mais grossos. Segue-se o cozimento, feito em fogueira a céu aberto, e o tratamento da superfície da panela com tanino (tinta retirada da casca de árvores do mangue). As artesãs do barro, chamadas “paneleiras”, instaladas no Bairro das Goiabeiras mantêm viva a tradição, fornecendo não só aos restaurantes locais estes recipientes essenciais na confecção dos pratos típicos, como também aos turistas interessados em aprender a utilizar tão exótico objecto de cozinha.
O mais famoso prato da cozinha capixaba é a moqueca de peixe e camarão, feita na panela de barro. Essa culinária é fruto da miscigenação indígena/africana/portuguesa. É uma cozinha com perfil bem brasileiro. A tradicional Panela de Barro, recipiente ideal para o preparo da moqueca, pode ser encontrada em diversos locais na cidade. Mas o bairro de Goiabeiras é o reduto tradicional das paneleiras em Vitória. A Associação das Paneleiras de Goiabeiras conserva a tradição de 400 anos da confecção das panelas, que passa de mãe para filha, utilizando o barro de batinga e a tintura de tanino, retirada dos manguezais de Vitória. A produção das panelas de barro é constante, e todas as peças produzidas são vendidas aos turistas e à população da Grande Vitória. As panelas da Associação possuem o Selo de Qualidade das Panelas de Barro, criado pela Prefeitura de Vitória. As vendas são feitas diretamente no galpão da Associação das Paneleiras.
Por não mais de R$ 15,00 pode-se comprar uma linda e grande panela, diretamente das mãos da artesã que a preparou. Estamos voltando para casa com três. Espero que não pese muito na bagagem. De qualquer modo, quando prepararmos um feijão no barro lá em casa, vai valer o esforço!"


Nenhum comentário: