sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Açai / Luis da Camara Cascudo - Cimples Ocio Pará


Aproveitando que tenho que entregar o livro a Bibloteca Publica aqui em Curitiba (está atrasado dia 13) e gostaria de incluir algumas bebidas regionais tanto na degustação dos Umbigueiros na reunião das terças como no cardapio permanente nos eventos do Cimples Ócio segue um resumo do capitulo 40 do livro Antologia da alimentação no Brasil. É mais um livro do Luis Camara Cascudo que muito colaborou para a historia e costumes do povo e da culinária brasileira, este com diversas colaborações. Tem algumas coisas sem graça, midiaticas diria eu, mas tem textos que dá para co-relacionar história da culinária com a do povo brasileiro:


Açai, a bebida do Pará (resumo)
Quem vai ao Pará
Parou . . .
Bebeu açai,
Ficou.

Fruto da palmeira Futerpe oleracea.

Setembro de 1848 - Alfred Russel Wallace: "... bebida muito apreciada pelo povo, é que é, de fato, muito boa, quando a ela nos acostumamos. . . . e sua popla, muito delgada e pouco perceptivel. é que é aproveitada. . . . que se come com açucar e farinha. Com seu uso torna-se muito agradavel ao paladar. . . . vendida nas ruas, durante o ano todo.

Robert Avé-Lallemant - junho de 1859: "Açai! Açai-i-si! ...encontra numa panela um molho cor de vinho, um caldo de ameixas. . . . Este molho cor de vinho é na margem do rio Pará exatamente o mesmo que o mate no Rio Grande do Sul e nas republicas espanholas, o café fraco para as mulheres do Norte e o chá para as damas histéricas. . . . o principal alimento do povo.

Pesquisando "o folclore bairrista" Joao Ribeiro exumou ua literatua adversa às excelências do açai são, salientando-se Verbrugghe, francês dispéptico. "As virtudes do açai são, entretanto, muito problematicas. É uma bebida detestavel, só usada da plebe e que apenas se encontra nas mercearias e tendas menos frequentadas da cidade, nos botequins baratos.

Fonte:

Livro: Antologia da alimentação no Brasil - Luis da Camara Cascudo (organizado por), Livros Tecnicos e cientificos 1977 (Raizes do Brasil) - acervo: emprestimo Biblioteca Pública do Parana - janeiro 2009

Nenhum comentário: