segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Baixa gastronomia e o samba no Pirajá em SP

Segue texto do pessoal do bar Pirajá, coluna Papo de balcao - algum tempo atrás (2000 e tanto) estive na mesma mesa e ao lado do Nelson Sargento, que tocava ao violão seus principais sucessos. Ainda lembro de sua esposa ao lado. Segue o texto e os pratos:

O Sabor do Samba

A interpretação do ritmo em pratos e petiscos do bar Pirajá, a esquina carioca e templo da baixa gastronomia em São Paulo. Conhecido como o bar mais carioca de São Paulo, o Pirajá não podia ficar de fora da festa mais esperada do ano. Quem estiver na cidade neste carnaval pode aproveitar para cair na folia baixogastronômica e experimentar as delícias com gosto de samba, acompanhadas de um chopp bem tirado. Criados durante os festivais da Baixa Gastronomia, petiscos e comidinhas que homenageiam grandes sambas e sambistas do carnaval entraram para o cardápio do bar e fazem sucesso entre os boêmios.
- “Peixeiro granfino! Vai na cozinha chamar mamãe...menino!/ E diga à ela, que tem sardinha/ Tem peixe galo, e cavalinha!”, a música Peixeiro Granfino, do mestre Antônio Candeia, é um dos sambas que inspira pratos do Pirajá.
A releitura da cozinha do bar traz Manjubas fritas, empanadas em chopp e farinha de trigo, boas para comer com a mão.

- Entre as opções estão também o Quitandeiro, macarrão na manteiga à moda do Pirajá, inspirado na famosa parceria entre Monarco e Paulo da Portela e os bolinhos Linha de Passe, preparados com massa de polenta e recheio de rabada, que nasceram do samba homônimo de João Bosco, Paulo Emílio e Aldir Blanc. Aliás, Blanc, músico e poeta carioca, também virou petisco. No cardápio do Pirajá ele é o Aldir na Canoa, pão da casa sem miolo, cortado em canoa, recheado com cubinhos de provolone, azeitonas, orégano e azeite, levado ao forno.
- A Tia Surica, pastora da Velha Guarda da Portela, foi a homenageada durante o segundo Mês da Baixa Gastronomia e deixou suas contribuições para o cardápio do Pira. A receita da sua feijoada, a mais famosa do Rio de Janeiro, fez tanto sucesso que passou a ser servida todo sábado e a Portela, uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio de Janeiro, ganhou dois petiscos com jeito de comida para matar a fome depois de um ensaio: o Delírio Aperitivo – pedaços de carne de panela cozida em chopp escuro, e o Casquinha da Portela – um generoso bolinho de arroz com camarão e viangrete.

São pedidas que misturam samba e baixa gastronomia, uma parceria que sempre deu certo!
- Prato Quitandeiro (Macarrão na manteiga à moda do Pirajá)
Samba Inspirador: O Quitandeiro (Monarco/Paulo da Portela)
- Prato Delírio Aperitivo (Tecos de carne de panela cozida em chopp escuro) Samba Inspirador: Delírios da Baixa Gastronomia (Moacyr Luz)
- Prato Cabritada Malsucedida (Tenros bocados de cabrito frito à passarinho) Samba Inspirador: Cabritada Malsucedida (Geraldo Pereira/Wilton Wanderley)
- Prato Linha de Passe (Bolinho com massa de polenta e recheio de rabada) Samba Inspirador: Linha de Passe (João Bosco/Paulo Emílio/Aldir Blanc)
- Prato Peixeiro Granfino (Manjubas fritas, empanadas em chopp claro e farinha de trigo). Samba Inspirador: Peixeiro Granfino (Candeia/Bretas)
- Prato Aldir na Canoa (cubinhos de provolone, azeitonas, orégano e azeite)Sambista Inspirador : Aldir Blanc – músico e poeta carioca, um dos grandes bambas do samba
- PratoSuriquinha (suculentas coxinhas de asa com massa cremosa)
Sambista Inspiradora Tia Surica – pastora da velha guarda da Portela e cozinheira de mão cheia. RECEITAS DA TIA SURICA: Feijoada - preparada em ocasiões especiais, é uma das especialidades da pastora, preparada em sua casa na vila mais animada de Madureira.
Casquinha da Portela - O cozinheiro do Pirajá transformou o prato arroz com camarão em um generoso bolinho acompanhado de vinagrete.

fonte:
Bar Pirajá

Av. Brigadeiro Faria Lima, 64 – Pinheiros (11) 3815-6881 Funcionamento durante o carnaval: Sáb - 12h às 04h/ Dom - 12h às 24h/ Seg - 17h às 02h/Ter - 12h às 24h/ Qua - 17h às 02h/ Qui - 7h às 03h/ Sex - 17h às 04h
Anexo Comunicação (11) 3082-5553 com Camila Orantes (
camila@anexocom.com.br; 9601.0699)

ou Mauro Hossepian (mauro@anexocom.com.br;

Nenhum comentário: