quarta-feira, 31 de março de 2010

Café

Até os meus 49 anos praticamente não tinha tomado café. Nunca tive a mania ou hábito do cafezinho ou tomar café puro pela manhã, no máximo uns 10 cafezinhos na minha vida toda e pela manha alguns cafés-com-leite, mais leite do que o pretinho. De uns tempos para cá comecei a pensar e cheirar o pó de cafe e outras coisas boas no quesito cheiro, gostar de esssencias e dos cheiros de temperos de comida, etc, mas continuava não tomando café e não tendo a menor curiosidade no seu preparo correto. Há 2 anos comecei tomando um forte e sem açucar no Mercado Municipal aqui em Curitiba e há uns 3 meses comprei um pacote de 500g de um extra-forte comercial - tomo 2 ou 3 vezes por semana e hoje comprei um coador de pano. Vou estreiar e dando uma olhadinha na WEB achei um texto legal, vejam lá:
O velho coador de pano que nossas avós usavam muito antes de surgir o filtro de papel também faz deliciosos cafés. E o café assim filtrado possui muitas receitas, algumas regionais são bem interessantes e saborosas, mas vamos falar do cafezinho tradicional.

Um cuidado inicial: todo coador de pano novo deve ser fervido antes de ser usado porque normalmente o tecido vem com uma goma que além de alterar o sabor do café pode ser prejudicial. Outro cuidado básico é com o coador depois de usado. Ele jamais deve ser lavado com detergente ou alvejante, pois qualquer excesso fica em suas tramas e depois se dissolvem no café que será bebido. Já imaginou que sabor horrível? Então coador de pano lavar só com água em abundância.
Cuidados tomados agora é preparar. Um dos métodos antigos usa dissolver o pó do café no bule um pouco antes da água ferver. Água fervente não combina com café. São 5 a 6 colheres de sopa para um litro da bebida. Depois que se coloca o pó na água quente, mexe-se com uma colher de pau até fazer um creme na superfície. Essa colher de pau só deve ser usada para fazer café, é claro. Depois é passar pelo coador, e pronto. O outro método é o padrão. Coloca-se o pó direto no coador umedecendo todo o pó e depois vertendo a água em fio até terminar.
Uma dica: se quiser manter o café quente na xícara por mais tempo, escalde-as antes com água fervente. A xícara pode.
Esse café tem gostinho de interior. Hummmmmm!!!!!
fonte: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2008/07/cafe-no-coador-de-pano/
foto: do blog do texto.

Nenhum comentário: