segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Cozinha e alguns provébios

Sabedoria Popular: Provérbios Relacionados à Culinária
 - O melhor bocado não é de quem faz, é de quem come.
- Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento.
- O apressado come cru.
- É de pequeno que se torce o pepino.
- Ai, morena, não fui eu quem dormiu na sua cama,
-Papagaio come milho, periquito leva a fama.
- Quem gosta do meu filho, a minha boca adoça.
- Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza.
- Farinha pouca, meu pirão primeiro.
- Estou comendo o pão que o diabo amassou.
- Pimenta no olho do outro é refresco.
- Quando Deus dá a farinha, o diabo fecha o saco.
- A conversa ainda não chegou à cozinha.
- É no frigir dos ovos que a manteiga chia.
- Quem guarda o pirão, chama o ladrão.
- Cada um puxa a brasa para a sua sardinha.
- Em briga de marido e mulher, que ninguém meta a colher.
- É preciso saber comer o mingau pelas bordas.
- A fome é má conselheira.
- Em casa onde não há pão, todos brigam e ninguém tem razão.
- A galinha do vizinho é sempre mais gorda.
- Come-se angu, arrota-se angu.
- A batata está assando, ninguém perde por esperar.
- Quem comeu a carne, que roa os ossos.
- Toda araruta tem seu dia de mingau.
- Acabou-se o que era doce, quem comeu, arregalou-se.
- Quem se faz de mel, as abelhas picam.
- O que não mata, engorda.
- O pão jamais cai com o lado da manteiga para cima.
- Pão, pão, queijo, queijo.
- Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
- Nem só de pão vive o homem.
- Meio-dia, panela no fogo, barriga vazia.
- Vim aqui para socar o milho, não para quebrar o pilão.
- Mangia che ti fá bene.
- O peixe é para o fundo das redes, segredo é para quatro paredes.
- Não quero saber se o pato é macho, eu quero é quebrar o ovo.
- À boda e ao batizado, não vá sem ser convidado.
- Não vá com tanta fome à carne, nem com tanta sede ao pote.
- É hora de colocar a mão na massa.
- Dize-me o que comes, e te direi quem és.
- Caldo requentado e amigo reconciliado nunca dão bom bocado.
- Em terra onde não há carne, espinha de peixe é lombo.
- Saco vazio não pára em pé.
- Ovos e juras são feitos para quebrar.
- Um, dois, feijão com arroz 
Três, quatro, feijão no prato 
Cinco, seis, molho inglês 
Sete, oito, comer biscoito 
Nove, dez, comer pastéis.
- A vingança é um prato que se come frio.
- Filho de peixe, peixinho é.
- O olho é maior que a barriga.
- Muita farinha para o meu angu.
- São farinhas do mesmo saco.
- Assoviar e chupar a cana ao mesmo tempo.

fonte: http://www.portalbonito.com.br/

Nenhum comentário: