quarta-feira, 10 de junho de 2009

Iguarias Brasileiras

Estes dias na reuniao dos Umbigueiros, um grupo voltado a preparar pratos da culinaria regional do Brasil, que reune-se semanalmente no Cimples Ocio, teve momentos acalorados na discussão entre dois dos participantes, Marcus e Nereira, esta apresentando-se para preparar alcachofras, questionada de forma veemente que não seria um prato tradicional de nossa culinária. Clima quente que teve ate posteriores fundamentações das partes.
A alcachofra tem mais de seculo no Brasil e pode não ser considerado um prato regional, portanto ambos devem ter suas razões.
Bom isto tudo para mostrar alguns pratos mais conhecidos mostrados em Nova Iorque em 2006. Materia do ministerio do Turismo. Umas das cozinheiras, Dadá, conheci e bati bons papos em Salvador alguns anos atras. Segue o texto:

Gastronomia brasileira atrai 4 mil pessoas na ONU
02-06-2006 15:06:08 Da Redação: Fonte - Ministério do Turismo

O Brasil encerra hoje, dia 2, sua participação no festival gastronômico da ONU (Organização das Nações Unidas) tendo atraído cerca de quatro mil pessoas.
O “International Food Festival - United Nations Delegates Dining Room”, dedicado às iguarias brasileiras, foi promovido na sede do órgão, em Nova York (Estados Unidos), desde o dia 22 de maio. A ação foi uma iniciativa do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e de seu programa de Relações Públicas no exterior, em parceria com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).
Com uma média de visitação diária de 400 pessoas, o festival recebeu o corpo diplomático, funcionários da ONU e público em geral.
A partir do cardápio elaborado por quatro chefs brasileiros, tiveram a oportunidade de experimentar o que existe de melhor na culinária brasileira. “É muito oportuno o fato de a ONU congregar uma comunidade de formadores de opinião em todo o mundo”, destacou Artur Araújo, diretor de Marketing da Embratur.
A oportunidade foi identificada pelo EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) nos Estados Unidos, que iniciou as negociações. "Aproveitamos uma chance de aumentar o nível de conhecimento e de desejo do Brasil naquele país, criando uma imagem que vai além de Sol e Praia", acrescenta Araújo. A ação foi orientada pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil, estudo que dá as bases para a promoção do País no exterior nos próximos anos.
Entre 22 e 26 de maio, a cozinha da ONU esteve dividida entre Alice Mesquita de Castro, do restaurante Alice, de Brasília (DF) e o chef Fábio Sicilia, do Dom Giuseppe, de Belém (PA).
Do dia 30 de maio em diante, os cozinheiros profissionais Ivo Faria, do Vecchio Sogno, de Belo Horizonte (MG), e Dadá, do Tempero da Dadá, de Salvador (BA), comandaram a cozinha.
Todos os chefs tiveram de elaborar um menu variado para as cerca de 400 pessoas - entre jornalistas e autoridades de todo o mundo. Para cada almoço, sugeriram seis pratos frios, dois aperitivos, uma sopa, uma massa, um peixe, um frango, uma carne vermelha, um carving station (carne para servir fatiada) e sobremesas.
Entre os pratos já servidos e de maior sucesso na primeira semana do festival estiveram a sopa de mandioca com queijo, a feijoada, farofa de ovos, frango com catupiry, peixe com molho de acerola, doces de compotas, goiabada, brigadeiro e pudim de leite condensado.
Além dos almoços, os chefs participaram do Chef´s Table no dia 25 de maio e de um cocktail no dia 23 de maio. O Chef´s Table teve presença de imprensa local e correspondentes internacionais.
O menu degustação contou com os seguintes pratos: acarajé com vatapá de bacalhau e camarão (entrada preparada pela baiana Dadá dos Santos), Frango com quiabo e couve frita (segundo prato elaborado pelo chef mineiro Ivo Faria), Medalhão de filé mignon com molho agridoce de maracujá e manga, acompanhado de arroz com pimenta rosa (terceiro prato preparado por Alice Mesquita de Brasília) e bolo de cacau com recheio de cupuaçu coberto com castanha do Pará e sorvete de creme (sobremesa elaborada pelo chef paraense Fábio Sicília).

Nenhum comentário: